Coleções Temáticas
O Acervo Djalma Corrêa guarda preciosidades da cultura brasileira dos anos 1960 até os dias atuais. O acervo possui grande volume de materiais sonoros, fotográficos e audiovisuais produzidos pelo músico e pesquisador Djalma Corrêa, principalmente na década de 1970.
Conheça as coleções agrupadas por Djalma:
Coleção Culturas Populares
A Coleção de Culturas Populares e Religiões de Matriz Africana do Acervo Djalma Corrêa foi reunida de 1964 a 1978. Ela é composta por materiais analógicos e multimídias: mais de 100 horas gravadas de áudio em 194 fitas rolo de carretel aberto, aproximadamente 6.000 slides, 4.000 negativos e 70 Super 8s.
Djalma Corrêa registrou centenas de manifestações pelo Brasil a fora. São registros de grupos culturais, terreiros, festivais e encontros de cultura, feitos em 10 estados Brasileiros em 3 regiões, Norte, Nordeste e Sul.
Entre 2019 e 2021 foi iniciado um trabalho de preservação, organização e digitalização do acervo com foco na Coleção Culturas Populares.
Acesse uma parte do acervo em:
Coleção Baiafro

| apresentação da coleção
A Coleção Baiafro reúne registros sonoros, audiovisuais e fotográficos do grupo musical Baiafro, ativo entre as décadas de 1960 e 1980, sob a direção do percussionista Djalma Corrêa.
A coleção documenta uma experiência musical inovadora que combinava elementos da música afro-brasileira, jazz, experimentalismo e tradições populares, destacando a articulação entre a autoralidade de Djalma na vanguarda artística dos anos 1960 – 1970 e a ancestralidade africana.
Coleção MPB

Registros da vasta participação de Djalma na cena da musica brasileira ao longo de sua carreira artística.
A coleção reúne diversos registros de ensaios, shows em turnês nacionais e internacionais, além de gravações feitas no estúdio proprio de Djalma.
Maior volume de fitas rolo do acervo.
Coleção Trilhas Sonoras e Música Eletrônica
A Coleção Trilhas Sonoras e Música Eletrônica reúne registros sonoros e audiovisuais que evidenciam a atuação de Djalma Corrêa como compositor e percussionista em projetos ligados ao cinema, teatro e à experimentação eletrônica. Com obras que transitam entre a criação de atmosferas sensoriais e a fusão de ritmos percussivos com recursos tecnológicos, a coleção destaca sua contribuição pioneira de Djalma e Smetack para a música eletrônica de vanguarda no Brasil. O conjunto inclui faixas inéditas, gravações de bastidores, esboços musicais e peças finalizadas.
Coleção Maria do Carmo Corrêa
A Coleção Maria do Carmo Corrêa reúne documentos pessoais, fotografias, correspondências, cadernos, objetos e registros audiovisuais que traçam o percurso artístico e afetivo de Maria do Carmo Corrêa — musicista, educadora e figura central na vida de Djalma Corrêa. Um dos destaques da coleção é o acervo de música erudita, em grande parte constituído por sua irmã, incluindo partituras, gravações e materiais didáticos que evidenciam a formação musical da família e seu envolvimento com a prática e o ensino da música antiga.
Coleção África e Músicas do Mundo
A Coleção África e Músicas do Mundo reúne registros sonoros, visuais e documentais produzidos ao longo de viagens internacionais de Djalma Corrêa, bem como gravações comerciais utilizadas em suas pesquisas musicais e registros de apresentações de grupos estrangeiros no Brasil.
O conjunto de materiais da coleção reflete a escuta atenta e o intercâmbio cultural como fundamentos da trajetória artística de Djalma, evidenciando o diálogo entre tradições musicais africanas, latino-americanas, asiáticas e europeias com a música brasileira. A coleção oferece uma cartografia sonora plural, revelando influências e conexões que atravessam fronteiras geográficas e sonoras.
Sotaques do Samba
Seleção do acervo de Djalma Corrêa dedicada às manifestações afro-brasileiras associadas ao que Djalma convencionou chamar de “Sotaques do Samba”.
Reunindo registros de expressões culturais, como o Tambor de Crioula, o Coco, o Carimbó, o Lundu e o Samba de Roda, a mostra destaca elementos comuns como a roda, a umbigada, os tambores artesanais e o canto responsorial. Também contempla tradições ligadas ao catolicismo popular, como as Taieiras e Cacumbis, além de práticas como a Capoeira Angola e a Zabumba.
Acesse uma parte do acervo em: