Baiafro

A Coleção Baiafro reúne registros sonoros, audiovisuais e fotográficos do grupo musical Baiafro, ativo entre as décadas de 1960 e 1980, sob a direção do percussionista Djalma Corrêa. Composta por uma diversidade de formatos — incluindo gravações em áudio e video de shows, ensaios, entrevistas, fotografias de apresentações e materiais de divulgação —, a coleção documenta uma experiência musical inovadora que combinava elementos da música afro-brasileira, jazz, experimentalismo e tradições populares. Tematicamente, destaca a articulação entre a autoralidade de Djalma na vanguarda artística dos anos 1960 – 1970 e a ancestralidade africana.

Apresentação da Baiafro por Djalma Corrêa:

Sobre a Coleção Baiafro:

EXEMPLOS DE DOCUMENTOS IDENTIFICADOS POR TIPO DOCUMENTAL

Áudios

➢ Fita Rolo – trilha da peça produzida pelo grupo para o espetáculo “Porque Oxalá usa Ekodidé” inspirado no livro de Mestre Didi, do Ilê Axé Opó Afonjá;

➢ Fita Rolo – trilha do espetáculo “Sete Poemas Negros” – Inspirado na obra de Ildásio Tavares;

➢ Fita Rolo – Seleção variada para ensino musical do grupo Baiafro;

➢ Fita Rolo – Apresentação do grupo Baiafro na Igreja do Rosário dos Homens Pretos;

Filmes

➢ Filme Super8 – Espetáculo “Oxó – um homem com Poderes Sobrenaturais” com Clyde Morgan;

Fotografias

➢ Fotos do Movimento Integrado Baiafro – espetáculo no ICBA;

➢ Conjunto de negativos do espetáculo “Sete Poemas Negros”;

➢ Conjunto de negativos do espetáculo “Baiafro e Clyde Morgan”;

Documentos textuais e iconográficos

➢ Conjunto de folders e cartazes de shows;

➢ Manifesto Baiafro – texto sobre a concepção e trajetória do grupo escrito por seu diretor Djalma Corrêa em 1980;

➢ Matérias de jornal – série de reportagens sobre o grupo.

APRESENTAÇÕES e ESPETÁCULOS

1970

– Percutrônica

– MUPOEX

1971

– BAIAFRO – show multimídia

1972

– Apresentações com o grupo alemão “Dave Pike Set” pelas algumas capitais brasileiras

– Gravação do LP “Salomão – The New Dave Pike and Grupo Baiafro in Bahia”

– Espetáculo “Regozijo de Uma Raça”, de Villa-Lobos, com a Orquestra Sinfônica e o coral da UFBA – participação Baiafro

– 1º Concerto para Percussão e Flauta – Igreja Nossa Senhora do Rosário – Pelourinho – Salvador (BA)

1974

– “PORQUE OXALÁ USA EKODIDÉ”, auto coreográfico baseado num conto de Deoscóredes dos Santos, com o Grupo de Dança Contemporânea da UFBA

– Semanas Afro-brasileiras, no Museu de Arte Moderna – RJ

– Show com Gilberto Gil, Macalé e Jorge Bem no MAM

– “ENTREATRO”, com o dançarino Clyde Morgan

1975

– Clyde Morgan e Baiafro – Temporada de Verão, no Teatro Vila Velha

– Festival “Abertura”com Fafá de Belém – TV Globo São Paulo

– Concerto de Música Popular – Pelourinho

– Espetáculo Oxó – O homem dos Poderes Sobrenaturais” com Clyde Morgan – Festival de Inverno de Ouro Preto

– Cerimônia de Hasteamento da Bandeira – Brasília – DF

– Oficina Baiafro – 1, 2 e 3 (Julho, Setembro e Outubro), a terceira oficina sob orientação do etnomusicólogo austríaco Gerhard Kubik 1976

– AFRO MUNDO CONTEMPORÂNEO 1 – Movimento Integrado Baiafro – apresentação do espetáculo – “Sete Poemas Negros”, no Instituto Goethe – Salvador Bahia

– Afro- Expressão – Teatro Martins Pena, Brasília

1977

– INTERCENA – com grupo Sangue e Raça

1978

– Lançamento do LP “BAIAFRO – Djalma Corrêa” da série Música Popular Brasileira contemporânea

– Evento Abolição 90 Anos (1888-1978), promoção conjunta da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria da Cultura, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo. O evento foi coordenado pelo Sociólogo Eduardo Oliveira e Oliveira. Dentro da programação musical o grupo participou da noite “Presença do Negro na Música Brasileira” no Teatro Municipal de São Paulo

1979

– Lançamento do LP “BAIAFRO – Djalma Corrêa” pela Nippon Phonogram no Japão

– Turnê por 33 das mais importantes cidades do Japão para o lançamento do disco “BAIAFRO”, no espetáculo denominado Brazilian Carnival´79 que teve a presença de outros artistas brasileiros

1980

– Participação como representante do Brasil no Festival of Drums II –New York, dias 17 e 18 de maio, Symphony Space, Manhattan e no Kintgord Center, Brookliyn, respectivamente

1986

– Participação no evento Expressions`86 organizado pelo Caribbean Cultural Center – African Diaspora Institute em Nova York nos Estados Unidos. Na programação teve um Tribute to The African Divinities of Brazil com a participação de Djalma e o grupo Baiafro, participaram da mesma noite Ilê Aiyê, Afoxé Filhos de Gandhi, Clyde Morgan e outros.

Formações Baiafro

Músicos integrantes ou que participaram do grupo

Diferentes formações

Djalma Corrêa – Direção e percussão

Jacinto 1ª formação

Flexa – 1ª formação

Onias Carmadelli – percussão – berimbau

Edson Emérito de Sant´Ana (Edinho) – percussão

Eunice dos Santos (Cicinha) – Canto e danças rituais – Ilê Axé Opó

Afonjá

Mestre Gato – percussão – berimbau Mestre de Capoeira

Eduvaldo de Freitas (Vadinho) – percussão – Terreiro do Gantois

Eduardo de Freitas Filho (Dudu) – percussão – Terreiro do Gantois

Ubaldo – Terreiro do Gantois

Florisvaldo – percussão

Lula – percussão

Hearn Gadbois – percussão

Helena Rodrigues – flauta

Raimundo Sodré – viola e violão

Dançarinos integrantes ou que participaram de espetáculos

Diferentes formações

Angela Maria Oliveira

Armando Visuette

Eusébio da Silva

Everaldo dos Santos

Guio Borges

Lais Salgado Góes

Reginaldo Daniel Flores

Suki Villas-Boas

Katia Barbosa

Lucia Helena Cordeiro (Assistente de Direção)

Carmem Paternostro (Concepção Cênica e Coreográfica)

Clyde Morgan (participação e parceria)

Orientações de Pesquisa – Ilê Axé Opo Afonjá

Deoscóredes M. dos Santos