A Coleção Baiafro reúne registros sonoros, audiovisuais e fotográficos do grupo musical Baiafro, ativo entre as décadas de 1960 e 1980, sob a direção do percussionista Djalma Corrêa. Composta por uma diversidade de formatos — incluindo gravações em áudio e video de shows, ensaios, entrevistas, fotografias de apresentações e materiais de divulgação —, a coleção documenta uma experiência musical inovadora que combinava elementos da música afro-brasileira, jazz, experimentalismo e tradições populares. Tematicamente, destaca a articulação entre a autoralidade de Djalma na vanguarda artística dos anos 1960 – 1970 e a ancestralidade africana.
Apresentação da Baiafro por Djalma Corrêa:
Sobre a Coleção Baiafro:























EXEMPLOS DE DOCUMENTOS IDENTIFICADOS POR TIPO DOCUMENTAL
Áudios
➢ Fita Rolo – trilha da peça produzida pelo grupo para o espetáculo “Porque Oxalá usa Ekodidé” inspirado no livro de Mestre Didi, do Ilê Axé Opó Afonjá;
➢ Fita Rolo – trilha do espetáculo “Sete Poemas Negros” – Inspirado na obra de Ildásio Tavares;
➢ Fita Rolo – Seleção variada para ensino musical do grupo Baiafro;
➢ Fita Rolo – Apresentação do grupo Baiafro na Igreja do Rosário dos Homens Pretos;
Filmes
➢ Filme Super8 – Espetáculo “Oxó – um homem com Poderes Sobrenaturais” com Clyde Morgan;
Fotografias
➢ Fotos do Movimento Integrado Baiafro – espetáculo no ICBA;
➢ Conjunto de negativos do espetáculo “Sete Poemas Negros”;
➢ Conjunto de negativos do espetáculo “Baiafro e Clyde Morgan”;
Documentos textuais e iconográficos
➢ Conjunto de folders e cartazes de shows;
➢ Manifesto Baiafro – texto sobre a concepção e trajetória do grupo escrito por seu diretor Djalma Corrêa em 1980;
➢ Matérias de jornal – série de reportagens sobre o grupo.
APRESENTAÇÕES e ESPETÁCULOS
1970
– Percutrônica
– MUPOEX
1971
– BAIAFRO – show multimídia
1972
– Apresentações com o grupo alemão “Dave Pike Set” pelas algumas capitais brasileiras
– Gravação do LP “Salomão – The New Dave Pike and Grupo Baiafro in Bahia”
– Espetáculo “Regozijo de Uma Raça”, de Villa-Lobos, com a Orquestra Sinfônica e o coral da UFBA – participação Baiafro
– 1º Concerto para Percussão e Flauta – Igreja Nossa Senhora do Rosário – Pelourinho – Salvador (BA)
1974
– “PORQUE OXALÁ USA EKODIDÉ”, auto coreográfico baseado num conto de Deoscóredes dos Santos, com o Grupo de Dança Contemporânea da UFBA
– Semanas Afro-brasileiras, no Museu de Arte Moderna – RJ
– Show com Gilberto Gil, Macalé e Jorge Bem no MAM
– “ENTREATRO”, com o dançarino Clyde Morgan
1975
– Clyde Morgan e Baiafro – Temporada de Verão, no Teatro Vila Velha
– Festival “Abertura”com Fafá de Belém – TV Globo São Paulo
– Concerto de Música Popular – Pelourinho
– Espetáculo Oxó – O homem dos Poderes Sobrenaturais” com Clyde Morgan – Festival de Inverno de Ouro Preto
– Cerimônia de Hasteamento da Bandeira – Brasília – DF
– Oficina Baiafro – 1, 2 e 3 (Julho, Setembro e Outubro), a terceira oficina sob orientação do etnomusicólogo austríaco Gerhard Kubik 1976
– AFRO MUNDO CONTEMPORÂNEO 1 – Movimento Integrado Baiafro – apresentação do espetáculo – “Sete Poemas Negros”, no Instituto Goethe – Salvador Bahia
– Afro- Expressão – Teatro Martins Pena, Brasília
1977
– INTERCENA – com grupo Sangue e Raça
1978
– Lançamento do LP “BAIAFRO – Djalma Corrêa” da série Música Popular Brasileira contemporânea
– Evento Abolição 90 Anos (1888-1978), promoção conjunta da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria da Cultura, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo. O evento foi coordenado pelo Sociólogo Eduardo Oliveira e Oliveira. Dentro da programação musical o grupo participou da noite “Presença do Negro na Música Brasileira” no Teatro Municipal de São Paulo
1979
– Lançamento do LP “BAIAFRO – Djalma Corrêa” pela Nippon Phonogram no Japão
– Turnê por 33 das mais importantes cidades do Japão para o lançamento do disco “BAIAFRO”, no espetáculo denominado Brazilian Carnival´79 que teve a presença de outros artistas brasileiros
1980
– Participação como representante do Brasil no Festival of Drums II –New York, dias 17 e 18 de maio, Symphony Space, Manhattan e no Kintgord Center, Brookliyn, respectivamente
1986
– Participação no evento Expressions`86 organizado pelo Caribbean Cultural Center – African Diaspora Institute em Nova York nos Estados Unidos. Na programação teve um Tribute to The African Divinities of Brazil com a participação de Djalma e o grupo Baiafro, participaram da mesma noite Ilê Aiyê, Afoxé Filhos de Gandhi, Clyde Morgan e outros.
Formações Baiafro
Músicos integrantes ou que participaram do grupo
Diferentes formações
Djalma Corrêa – Direção e percussão
Jacinto 1ª formação
Flexa – 1ª formação
Onias Carmadelli – percussão – berimbau
Edson Emérito de Sant´Ana (Edinho) – percussão
Eunice dos Santos (Cicinha) – Canto e danças rituais – Ilê Axé Opó
Afonjá
Mestre Gato – percussão – berimbau Mestre de Capoeira
Eduvaldo de Freitas (Vadinho) – percussão – Terreiro do Gantois
Eduardo de Freitas Filho (Dudu) – percussão – Terreiro do Gantois
Ubaldo – Terreiro do Gantois
Florisvaldo – percussão
Lula – percussão
Hearn Gadbois – percussão
Helena Rodrigues – flauta
Raimundo Sodré – viola e violão
Dançarinos integrantes ou que participaram de espetáculos
Diferentes formações
Angela Maria Oliveira
Armando Visuette
Eusébio da Silva
Everaldo dos Santos
Guio Borges
Lais Salgado Góes
Reginaldo Daniel Flores
Suki Villas-Boas
Katia Barbosa
Lucia Helena Cordeiro (Assistente de Direção)
Carmem Paternostro (Concepção Cênica e Coreográfica)
Clyde Morgan (participação e parceria)
Orientações de Pesquisa – Ilê Axé Opo Afonjá
Deoscóredes M. dos Santos